segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Colocando em dia as novidades

Bom, esta é uma tentativa de botar o blog em dia.

Estou publicando as coisas aos poucos e com um delay de algumas semanas…. Acabo esquecendo várias coisas…. Mas se esqueci é porque também não eram tão importantes.

TROYES: fica na região de Champagne, à 1:15 de Paris. Exatamente pelo produto produzido na região, o centro da cidade tem um formato de uma rolha de champagne. A cidade é bastante interessante: Prédios medievais com cafés e creperies, algumas baladas (a maioria das festas acontece mesmo nas casas dos estudantes) e uma boa estrutura de diversão. Mas os cinemas aqui são todos dublados, não interessando o filme…. Bom, se eu já não gostava de ver filme dublado em português, quem dirá em francês….

A LÍNGUA: o fato de as aulas serem em inglês e os estudantes serem de diversas partes do mundo faz com que eu utilize pouco o francês. Claro que já arranho no supermercado ou na lavanderia com a Mme Han (uma simpática vietnamita) mas é foda de engatinhar em um novo idioma. Me sinto um burro querendo dizer coisas e sem saber como me expressar!

O MBA: Grandes indefinições cercaram nossas primeiras semanas de aula. Como é um duplo certificado – ESC em Troyes e La Sorbonne em Paris – não estavamos tendo muita comunicação entre as duas instituições. Questões importantes ainda não estão com uma resposta completa. Como a turma da Sorbonne passou por maus bocados na UFRGS alguns temem algum tipo de “retaliação” aos alunos estrangeiros. Nada comprovado, mas muita especulação. Tem muito trabalho pela frente. Já temos uma carga horária muito elevada, com aulas durante toda manhã e tarde. À noite é que tenho tempo para estudar e preparar os trabalhos da semana. Se quero continuar viajando durante os findis, não posso perder o ritmo. As aulas se dividem em 2as e 6as em Paris e 3as, 4as e 5as em Troyes. Meu studio fica à 100 metros da Escola, o que facilita caminhar sob a neve. Cada estadia em Paris é um mistério, pois não posso esbanjar grana.

AMIZADES: Com uma turma do MBA pequena, a escola é dominada por estudantes da graduação de diversas partes da Europa, que realizam intercâmbios através de um programa chamado Erasmus. Cada estudante recebe uma bolsa de €1.200/mês para morar fora de seu país e encher a cara nos 7 dias da semana com a desculpa de ter uma aula entre uma festa e outra. Tirar um “C” pra eles já está ótimo! Claro que para tudo há exceções, mas o que mais tem é uma gurizada de 21 anos em seus picos hormonais. Tive que mostrar meu passaporte pra que acreditassem que farei 30 anos no mês que vem. Pelo menos já tenho alguns colegas de cabelos brancos no MBA pra não ser visto como um ET, hehe.

LAZER: Durante a semana não faço muita coisa. Venho para casa e estudo ou dou uma de doméstica. Normalmente, quando saio da escola às 17:30 já está escuro e frio pra cacete! A motivação para ir à academia é nula! (acabo indo duas ou três vezs na semana). Acabo jantando às 18 horas, tipo um vovôzinho, hehe. Quando como fora é para se reunir com o pessoal na casa de alguém. Típico de cidade do interior, i guess. Acabo guardando as energias para os finais de semana, quando tento conhecer lugares novos. Por enquanto tenho conseguido manter os trabalhos em dia pra relaxar nos findis, mas a tirada tá forte!

ALIMENTAÇÃO: Muito queijo e poucas frutas…. No supermercado não há muitas opões de frutas e, quando há, uma manga custa R$10. Sim, ainda estou convertendo pra Real. Não posso esquecer que meu suado dinheirinho está numa conta no Brasil….

Crépes, crépes e mais crépes – e galletes (os crepés salgados), claro! É o que mais como aqui na França, pois são deliciosos. A comida não é cara como eu esperava se considerar os produtos locais. O eu não dá é pra querer produtos tropicais e pagar barato…

CASA: Moro em um pequeno studio muito perto da escola (um privilégio por aqui). Os donos dele são um casal – cada 1 com 100 anos eu acho – que cada vez que apareceram por aqui demoraram hooooras pra ir embora. Como as coisas aqui demoram, passei uma semana sem água quente num mês onde a temperatura ainda não tinha passado de zero. Meus banhos eram na escola. A instalação de minha tv e telefone também demorou mais duas semanas… C’est la vie! O studio tem uma peça grande com minha cama de casal, escrivaninha, mesa de jantar, estante e um closet. Banheiro, cozinha e uma sacada completam o studio no 6º andar do prédio. Tudo ok. Mas o cheiro…. Não sei mais o que fazer…. Tem um papel de parede pêssego que deve ter absorvido a ASA de alguma comunidade germânica que morou aqui antes de mim… Não é possivel! Já deixei janelas abertas no frio de -9 graus, odorizadores, desodorizadores, faxinas, reza forte, tudo! Complicado! Daqui à pouco encomendo uma dúzia de ovos azuis e espalho pela casa…. Hehe … Mas sem stress, tem mais prós que contras e ainda vou dar um jeito nisso.

RESUMO: Sei que que escrevi não é excitante. Nem é pra ser. São só pequenas coisas da minha nova realidade, do cotidiano. Se esqueci de alguma coisa, podem perguntar.

Ainda nessa semana devo contar como foram os finais de semana em Paris e Amsterdam.

Beijos!

TRILHA SONORA: Mon Paradis, Christophe Maé

1 comentário: